Os brechós tem se tornado tendência no mundo da moda, é a maneira que encontramos como conscientização de um consumo consciente.
E tem brechós para todos os gostos, aqueles com uma pegada mais vintage, pra quem gosta de adaptar as roupas da vovó junto com um estilo moderno, aqueles que vendem peças em segunda mão e assim vai.
Pensando em vocês, leitoras, que estão em busca de algumas dicas de brechós que atenda esses diversos estilos fiz uma listinha com algumas dicas.
Um breve história dos brechós
Antes de começar, vamos falar um pouco de como esse tipo de comércio surgiu.
Você provavelmente já ouviu falar do Mercado de Pulgas, não é mesmo? Ele existe até hoje e é localizado na cidade de Saint Ouen, na França. Ele é considerado um o maior do mundo e conta com 9 hectares divididos em 15 mercados e mais de 2 mil comerciantes.
Não só roupas, o mercado de pulgas vende todo o tipo de produto. E foi ele o promissor dentro da venda de roupas de segunda mão e recebe esse nome por que na época as condições de higiene eram bem precárias, as roupas chegavam a vir com pulgas.
No século XIX, com a Segunda Guerra Mundial, esse tipo de mercado começou a se popularizar por todo o mundo devido a crise econômica e então, ele chega ao Brasil.
O primeiro registro de brechó no Brasil foi no Rio de Janeiro, onde o proprietário era um português chamado Belchior. Ele até hoje existe, mantendo algumas características estéticas. Você pode conhecê-los melhor clicando aqui.
Agora você que você já sabe um pouco mais sobre a história, pode se tornar uma Brechó Lover oficial, não é mesmo?
Brechós que você precisa conhecer
1. I need brechó
Localizado em SP, as roupas e acessórios vendidas nele vão desde o estilo vintage até os mais modernos.
2. Sai do Armário Brechó
Esse brechó está localizado aqui em Florianópolis, mas faz entregas para todo o Brasil. As peças são bem vintages e muito style.
3. Garimpário
Ele existe desde 2011 e vende peças mais atuais, além disso vende roupas de algumas marcas alternativas.
4. Frue Brechó
Um brechó de SP que vende peças mais esportivas de segunda mão. Tem muita corta vento e camisetas maraaas, dá vontade de levar tudo pra casa.
5. Cave garimpo
Com uma pegada bem anos 80, muitas cores e com peças do mundo inteiro. As bombers são o ponto forte desse brechó, que trabalha com roupas femininas e masculinas.
6. Capichó
Localizado em SP, trabalha com roupas vintage muito bem selecionadas e várias delas são de marcas famosas.
7. Peguei Bode
Esse é o brechó pra quem gosta mesmo de marcas de luxo por preços mais acessíveis, é o queridinho de algumas famosas.
Você já tem o seu brechó favorito? Então comenta aqui qual deles é o seu preferido ou indica o seu para xs migx!
Se você se preocupa com o meio ambiente mesmo sendo amante da moda, talvez você possa gostar desse post sobre como a França tem se preocupado com a Economia Circular nos últimos anos, dá uma olhada aqui.