Moda e Arte: coleção Mila Cook inspirada na Bauhaus

Há quem concorde comigo que moda e arte caminhem juntas, não é? Nesta terça foi lançada aqui na Mila Cook a nova coleção de acessórios em resina inspirados na escola Bauhaus.

acessorios em resina inspirado na bauhaus

Hoje eu vim mostrar para vocês como a moda e arte são complementares, contando um pouco mais sobre a Bauhaus, que é muito mais que um período artístico e está até hoje por todos os lados, quer ver como? Depois você me conta por aqui se encontrou essa referência nessa coleção babado!

escola bauhaus

Como a Bauhaus começou

A industrialização chegou de vento em polpa após a primeira guerra mundial, junto com ela a massificação da produção, desvalorização do artesanal e o trabalho exploratório nas grandes indústrias.

Foi neste contexto que a Bauhaus começa a ser constituída, buscando reforçar o conceito Arts & Crafts (artes e ofícios), que foi de fato colocado em prática pelo pintor, escritor socialista e militante William Morris (1834-1896).

Essa ideologia vinha com a idéia medieval das artes e ofícios e pensando que o artesanal deve ser feito para que seja “do povo, pelo povo” – não vou entrar em muitas detalhes quanto ao conceito, mas deixo um link contanto tudinho sobre aqui.

escola bauhaus
Alunos Bauhaus

Foi fundada em 1919, pelo arquiteto e diretor da “Escola de Artes Aplicadas” Walter Gropius (1883-1969), com a união de instituições artísticas de Weimar, Alemanha. Quebrando o muro entre artista e artesão, a escola buscava com base no urbanismo (que está em todas as coisas que nos cercam) unir diversas áreas, então eram executadas oficinas de metal, mobília, tecelagem, cerâmica, fotografia, madeira e teatro.

moda e arte bauhaus e figurino oficina de teatro
Oficina de Teatro Bauhaus

Fazer a arte muito mais democrática e unir a tecnologia que vinha junto com a industrialização, de forma com que a arte pudesse ser feitas em massa, buscava trazer traços retilíneos, cores mais puras junto com o que as máquinas possibilitavam.

Além de Gropis, grandes nomes fizeram se destacaram como doscentes da escola como Wassily Kandinsky e Paul Klee.

CURIOSIDADE

Logo que publicado o manifesto de Bauhaus por Gropius, cerca de 150 alunos se inscreveram na escola, sendo sua maioria mulheres. Elas foram sensacionais e pioneiras em diversas áreas, porém com o machismo fortemente presente, até mesmo por Gropius, para entrar na escola havia muito mais exigências para o público feminino – triste não é?

moda e arte marianne brandt
Design de Marianne Brandt – destaque na oficina de metal e iluminação
luminária bahaus
Design de Marianne Brandt

Mesmo assim, a maioria das mulheres que entravam ainda eram destinadas para as oficinas de tecelagem, que era considerado um trabalho “de mulher”. Nesse vídeo conta mais sobre essas mulheres maravilhosas:

Como sabemos que nem tudo são flores, com a entrada de um governo conservador de direita, em 1924, houve repulsão a escola na cidade de Weimar, mas vários apoiadores quiseram acolher a escola, foi então escolhida a cidade de Dessau, também na Alemanha, para a construção da escola de Bauhaus.

O segundo e terceiro período da escola Bauhaus

Toda decorada pelos integrantes da escola, uma arquitetura marcada pelas linhas retas, grandes janelas de vidro e construção simples, nasce a nova Bauhaus. E logo, Gropius abdica do cargo para seguir na carreira de arquiteto, indicando Hannes Meyer para assumir o cargo – Meyer já trabalhava no administrativo da escola antes de mudar para a nova cidade.

escola bauhaus
Bauhaus em Dessau – Alemanha

Os próximos anos ao domínio de Meyer foram marcados por uma ideologia comunista e para ele o processo de construção tinha de levar em conta as necessidades humanas – biológicas, intelectuais, espirituais e físicas. Apesar de ter um grande marco dentro da escola, foi demitido no ano de 1930.

moda e arte design bauhaus
Famosas cadeiras de Marcel Breuer

Depois disso, Ludwig Mies van der Rohe foi indicado para o cargo de diretor, onde o conceito “menos é mais” foi implantado fortemente.

O triste final de uma era que nunca terminou…

Enfim, chega o nazismo, que começa a restringir todos os movimentos artísticos e de expressão. Em 1932, ameaçados mais uma vez pela política, a escola sob grande pressão se refugiu em uma antiga central telefônica em Berlim. Porém, em 1933 a escola foi fechada e os diversos mestres e artistas acabaram indo embora do país.

Arquitetura estilo Bauhaus, em Berlim.

O único lado positivo dessa história é que os artistas se espalharam para diversas partes do mundo disseminando a filosofia Bauhaus, principalmente nos EUA, onde conseguiu implantar seu ideário nas grandes cidades.

Moholy-Nagy criou a Nova Bauhaus e conseguiu alterar a paisagem de Chicago, enquanto Gropius formou em Yale grandes arquitetos.

New bauhaus

Para finalizar, você já deve ter visto por meio das imagens um pouco das características que marcaram a Bauhaus: mistura de materiais inovadores, as linhas retas, formas geométricas e grande presença das cores primárias, assim como o preto e o branco.

moda e arte kandinsky
Obra de Wassily Kandinsky

Mila Cook e a Bauhaus

Tudo está presente na coleção Bauhaus da Mila Cook – por isso eu digo que moda e arte combinam tão bem! – com uma paleta de cores maravilhosa, formas geométricas e com um mix de materiais, assim como a Bauhaus.

acessorios em resina inspirado na bauhaus

Tudo é feito artesanalmente e a matéria prima principal é a resina. Durante todo o processo de produção o trabalho manual é essencial, como a criação dos moldes, a lixação e polimento, que tornam cada peça única!

acessorios em resina inspirado na bauhaus

Tudo é feito artesanalmente e a matéria prima principal é a resina. Durante todo o processo de produção o trabalho manual é essencial, como a criação dos moldes, a lixação e polimento, que tornam cada peça única!

Curtiu? Acessa a loja e vem garantir para você essas novidades quentinhas que unem moda e arte, clica aqui!

Fonte: História das Artes, Toda Matéria, El País, Conhecimento Científico e Canal Vivieuvi.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *