Dia das mães no sofá? Filmes para unir você e sua mãe

Acredito que esse dia das mães será diferente do demais que já passamos. Muitas pessoas vão passar longe das mães que consideram importantes, ou mesmo junto o abraço apertado vai ter que ficar de lado.

Pensando em acalentar os corações, fiz uma lista de filmes que tratam um pouco da maternidade, das relações entre mães e filhos e os diferentes perfis de mães. Você pode escolher qual mais te agrada para assistir junto de sua mommy ou até mesmo para lembrar dela, caso não possa estar perto nesse dia das mães.

1- Para um dia das mães envolvente: “TUDO SOBRE MINHA MÃE”

O filme não é muito recente, é de 1999, mas não é á toa que está aqui em primeiro lugar na lista. O filme de Almodóvar traz a sua visão sempre sensível e capaz de capitar diferentes sentimentos por meio das histórias.

A história nos faz pensar de maneira crítica sobre o que é a maternidade, as diferentes relações pessoais entre duas pessoas, que vai além do que os filmes hollywoodianos nos mostram sobre elas. Em resumindo,a história começa a morte de um menino que morre atropelado em uma noite de autógrafos de uma atriz que ele e sua mãe admiram, e aí vem o desenrolar da trama envolvendo a atriz e as mães do personagem. Uma história totalmente feminina que desvincula totalmente a importância masculina, mostrando a importância da confiança, compreensão e perdão.

2- Para um dia das mães cativante: “MISS VIGÍNIA”

Baseado em fatos reais, uma mãe forte de uma comunidade vai atrás do direito do seu filho pela educação e conseguiu isso por meio de uma lei. Nos faz questionar de maneira crítica sobre as oportunidades e os caminhos dentro de uma sociedade menos beneficiada, do que o amor de uma mãe é capaz de fazer e também as consequências da sua ausência.

3- Para um dia das mães reflexivo: “QUE HORAS ELA VOLTA?”

Fala da realidade de muitos brasileiros de classe média, é uma crítica simples e profunda da indiferença da burguesia em relação a uma empregada doméstica que é considerada como “parte da família”. Além do papel de empregada, acaba assumindo o de mãe do menino da família paulista. Muita coisa muda quando sua filha de sangue vem morar na Capital para estudar para o vestibular e acaba tendo que morar na casa dos patrões de sua mãe, junto a ela. Aqui diferentes feições da maternidade são tratadas, vale muito a pena!

4 – Para um dia das mães empolgante: “PROMESSA AO AMANHECER”

É uma autobiografia de um dos maiores autores franceses do século passado, Romain Gary. Aqui a história mostra a relação muito intensa entre mãe e filho, tornando esse amor até mesmo num fardo na vida do menino que sempre cumpriu com os desejos de sua mãe. O filme reserva uma outra visão de mãe superprotetora (também graças a interpretação da atriz) e mostra o rumo da vida dos personagens devido a esse sentimento quase que obsessivo.

5 – Para um dia das mães emocionante: “PARA SEMPRE ALICE”

Da literatura para as telas, o destaque nesse filme sem sombra de dúvidas é a atuação da atriz Julianne Moore. Retrata um caso de Alzheimer prematuro, no caso da personagem, aos 50 anos. A relação entre mãe e filhos, como podem imaginar, é bem melodramática, mas também acompanha a preocupação dos pais em relação ao futuro dos filhos tanto se tratando da saúde, quanto do sucesso de suas vidas.

Você encontra alguns dos filmes no Nextflix, Now ou até mesmo online.

Conseguiu identificar um pouco da sua mãe em um dos filmes? Já escolheu qual deles vai assistir esse dia das mães? Prepara o sofá e a pipoca, que garanto que você não vai se arrepender!

Se você tem uma mãe moderna, aqui você vai encontras sugestões para presentes.

Beijos

Deixe um comentário