Já se sabe que o mercado da moda estava passando por diversas modificações, os Fashion Weeks já vinham sofrendo uma crise e com a chegada do Covid a moda precisou tomar novos rumos referentes ao aspecto de apresentar seus shows de moda. Essas questões nos fazem questionar se o desfile virtual será frequente, um novo modelo.
Semana passada (22 de maio) tivemos uma prévia de como seria um desfile virtual por meio da marca congolesa Hanifa. A estilista Anifa Mvuemba aproveitou o momento para lançar sua coleção virtual – que já havia sendo planejada há 5 anos de forma computadorizada – através de uma live no Instagram o qual toda sua coleção foi apresentada por modelos 3D e por roupas também desenhadas no computador.
O nome da coleção é “Pink Label Congo” e busca trazer questões sociais junto da estética da marca. Podemos pontuar como uma dessas questões o formato do corpo das “modelos”, que tem curvas naturais, onde a marca Hanifa busca ressaltar a beleza da mulher e dar poder, em foco, para a mulher negra.
Aqui no Instagram da marca é possível ver toda a resenha do desfile e também o desfile virtual:
Neste desfile virtual ela procura homenagear o seu país localizado na África central, o Congo. Além ilustrar as imagens do rio Congo, como na estampa dos vestidos finais do desfile, ela busca também homenagear as costureiras africanas e a bandeira do seu país, com as cores verde, vermelho e azul.
Em uma entrevista dada a Elle internacional, Anifa explica alguns elementos da coleção:
Quanto ao vestido com as cores da bandeira “O vermelho representa a dor, o sangue e o sofrimento do país. O azul representa a paz e, em seguida, a estrela amarela representa a esperança do país ”
Para representar o “equilíbrio” das mulheres congolesas, Mvuemba desenhou o conjunto de jeans do Zaire. “Todas as mulheres que eu conhecia quando crescia, incluindo minha mãe, eram tão equilibradas e fortes. Sempre conheci todas as tias, vovós, todas as mulheres que encontrei para se comportar dessa maneira graciosa e queria que o Zaire incorporasse essa força ”
Uma das coisas mais importantes a serem ressaltadas como objetivo do desfile foi mostrar como o seu povo sofre com a mineração de Cobalto, minério usado como matéria prima para Smartphones e outros eletrônicos. Neste cenário diversas famílias, incluindo crianças, são exploradas. Utilizar as mídias para mostrar essa realidade vivida no país é capaz de nos fazer enxergar muitas coisas que a mídia no país não permite vazar. Para ajudar essas famílias vítimas da mineração de Cobalto, parte do dinheiro arrecado das vendas das camisetas da coleção serão doadas a essas famílias.
Para finalizar, podemos dizer como é bom se sentir sentado na primeira fileira de um desfile de moda, não é mesmo? A idéia de Anifa é também trazer essa sensação para aqueles telespectadores que jamais poderão ir num evento extremamente elitista como são os Fashion Week e demais eventos de moda pelo mundo, principalmente sentando na primeira fileira, não é?
E você, o que acha de esse novo formato de desfile tomar conta do mundo da moda? Eu acredito que será uma das saídas para esse momento mas, ainda sim, creio que muita gente vai preferir o glamour das semanas de moda.