Vem ver porque a moda punk is not Dead!

História A moda punk inspira muitos estilistas e estilos, além de emprestar parte do vestuário para dar uma pitada de style aos nossos dias.

E hoje vim contar a vocês como o punk surgiu e deixou essa herança pra gente.

Na década de 70 o movimento hippie já começava a entrar em decadência então, aos poucos o movimento punk foi surgindo e se opunha ao hippie. Cabelos curtos e coloridos, calças ajustadas e rasgadas, mini saias e elementos fetichistas estavam sempre presentes em sua estética.

Sabe a expressão DIY (Do it yourself)? Podemos dizer que começa com os punks. Que utilizavam o que tinham a sua disponibilidade para criar seus looks espalhafatosos e que assumiam o papel de chamar a atenção ao publico jovem no espaço urbano como forma de protesto.

Tudo começou em 1976 em Soho – Londres, em um clube frequentado por lésbicas e grupos heterogêneos. Começaram a usar a vestimenta grotesca como uma maneira de se diferenciar da sociedade “comum” – e conseguiram!

Mas, falar de moda punk sem citar Vivienne Westwood é quase como um crime, conhecida como rainha do punk, ela teve um papel essencial aqui. Começou com uma loja em parceria ao seu marido Malcon Mclaren em 1971 em Londres, no fim da rua Kings Road, cujo nome era “Let it Rock” e vendia roupas típicas do rock dos anos 50.

moda punk
Vivienne Westwood

Mas, o estilo punk surge junto ao Sid Vicious, vocalista da banda punk Sex Pistols, McLaren, marido de Westwood, era o seu produtor e um certo dia, Sid chegou a loja do casal vestindo uma calça rosa de gabardine rasgada junto a um alfinete de segurança, e foi então que Vivienne abre os olhos para o estilo e resolve criar roupas que condissessem com ele.

A partir de então, a estilista passa a usar a moda punk como um protesto político e social, até que uma das suas criações fosse responsável por sua prisão – uma camiseta com estampa da Rainha Elizabeth com um alfinete na boca, mas logo após sua soltura, reabre sua loja com o nome SEX, no mesmo local da Kings Road. Desde de então, suas criações seguem essa linha política e de impacto, diversos desfiles depois ela ainda conseguiu (e consegue) impactar.

McLaren e Vivienne (vestindo camiseta Elizabeth)
Sex shop Vivienne westwood

Podemos dizer que a moda punk se constituía de roupas de látex, muitas taxas, alfinetes presos ao rosto (antecedendo a moda do piercing) junto a correntes de descarga, coturnos e vestes militares que eram restos da segunda guerra mundial, com cores em seus cabelos e até mesmo nas roupas, jaquetas de couro, meias arrastão e maquiagens que impactavam, principalmente os Cat eyes exagerados. As coleiras inicialmente eram realmente de cachorro, e logo o mercado da moda começou a produzir as coleiras de spikes e taxas para este publico.

moda punk
moda punk
moda punk
moda punk
moda punk
Além dos Sex Pistols, bandas como The clash, Chrissie Hynde dos Pretenders, Viv Albertine do The Slits vestiam a moda punk. Catwoman também foi de grande destaque aqui, confere esses styles aqui na galeria:
moda punk Sex Pistols
Sex Pistols
moda punk Sex Pistols
Sex Pistols
moda punk the Clash
The Clash

Termino o post de hoje por aqui, e quero lembrar vocês que se gosta desse estilo que marcou os anos 70 e 80, a Mila Cook tem diversos produtos com essa pegada fetichista, que você pode adicionar aos seus looks e arrasar!

Até a próxima!

Deixe um comentário